sexta-feira, julho 07, 2006

Ô SELEÇÃOZINHA!: MIRE-SE NO LEÔNIDAS!

A propósito da decepcionante seleção brasileira, reproduzo texto publicado no saite do Nei Lopes, compositor e sambista de primeira, antropólogo e grande estudioso da identidade brasileira. Está em http://neilopes.blogger.com.br/ .

"LEÔNIDAS ALMOÇOU FEIJOADA E COMEU A BOLA

Permitam-nos dar uma rapidinha! É que, no meio dessa coisa de craque gordo, pesado etc, releio aqui a biografia de Leônidas da Silva, o Diamante Negro (já, já informo o autor, um jornalista de São Paulo) e me deparo com um fato muito engraçado.

É que num dia de jogo entre as seleções carioca e paulista, nos anos 30, ele, estreante, sabendo-se preterido na escalação, despreocupou-se: foi ao baile no sábado, jogou uma pelada de manhã, almoçou feijoada e foi pro campo ver o jogo.

Para sua surpresa, entretanto, o titular estava machucado. Aí, às pressas, ele teve que descer da arquibancada onde estava, ir pro vestiário, trocar o terno pelo uniforme e entrar em campo.

O primeiro tempo foi meio devagar. Digestão e coisa e tal. Mas, no segundo, o Diamante Negro comeu a bola, fez dois gols e a seleção carioca jantou a da Garoa.

Parece que foi aí que nasceu a "virada à paulista" (ops!). Desculpem, amigos e amigas de Sampa."